Avançar para o conteúdo principal

A vida vai torta... Jamais se endireita

Olá a todos!

Em dia de manifestação internacional pelos direitos e melhoria das condições de trabalho, numa união coesa de respeito por todos nós, retomamos a partilha, rumo a um nós mais realizado. Para que consigamos lutar, em amplitude, por melhores condições laborais, ajuda sentirmo-nos aptos, em todas as nossas esferas. A estabilidade e a motivação devem iniciar-se dentro de nós, nesse imenso local que nos confere energia e faculdade de operarmos sobre o que queremos e merecemos. Em dia de luta, vejamos como obter vitalidade mental e física, através da consideração até pelos nossos dias mais tortos.

Todos nós temos momentos. Momentos bons, menos bons ou até em momentos que nem conseguimos perceber como estamos. A vida é um autêntico desafio, repleto de outros tantos desafios, que nos brindam com situações delicadas, assustadoras dúvidas e espantosos sucessos ou surpresas. No quotidiano, escolhemos mais as nossas armas, do que a luta onde nos encontramos. Não pretendo dar aqui uma conotação negativa aos alcances que podemos atingir, uso estes termos no sentido de força, de empenho, de trabalho para obter o que acreditamos ou queremos. Quando nascemos, temos o desafio de aprender a ser, em adolescentes, suspeitamos se ainda nos falta aprender algo, em adultos percebemos o quanto ainda nos falta aprender e na idade avançada compreendemos que talvez possamos usar o que sabemos, de diferentes formas. A vida ajuda-nos a alcançar novas perspectivas, este é um dos super poderes que mais aprecio e valorizo no ser humano. É ele que nos leva a sentir empatia, a aproximarmo-nos dos outros e a sentirmo-nos compreendidos e mais felizes e serenos.

Uma das coisas mundanas que gosto e acho úteis, são aquelas séries sobre vidas manhosas, famílias desestruturadamente estruturadas ou ligações aparentemente difíceis. Gosto muito mais destes exemplos de vida do que aqueles em que tudo brilha e é perfeito, à la mode de um dos flagelos das redes sociais. Viver é bom, é duro, é complexo, é recompensador, é alegria, são lágrimas, é ser capaz. Já diz Neruda,

"Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige 
um esforço muito maior do que o simples acto de respirar. Estejamos vivos, então!" 

e, facilmente, encontramos inúmeros poetas e escritores que usam a sua arma de eleição, discorrendo sobre as vicissitudes deste acto que nos assiste a todos. Creio que os momentos incríveis, são-no, precisamente, pelo que nos levaram a empenharmo-nos para eles. Voltando às séries, é muito mais simples e gratificante assistir a vidas duras e desafiantes, podendo rir ou chorar com as atabalhoações alheias que em tudo se assemelham (e exarcerbam) às nossas, do que sentirmo-nos frustrados por sermos apenas nós que estamos com um sentimento de inadequação ou de estranheza com a vida. Tenho até alguma dificuldade em comprometer-me com um verbo para estes momentos, daí que tenha achado muito pertinente descobrir, numa série, a seguinte música e coreografia. Foi usada por uma mãe, irmãs e avó, para presentearem uma jovem que termina um ciclo, celebrando e retratando a dureza, comprometimento, coragem e resiliência das suas vidas. Simularam, o que depois descobri, é a música ideal para percebermos que este sentimento é geral e para nos aninharmos na aceitação de que é essencial batalhar pelo que queremos, cremos e desejamos mas também para respeitar que há momentos em que nos sentimos, simplesmente, tilted, ou como a nossa língua melodiosa o diz, inclinados, com a vida.


A autora, Heloise Lettissier, mais conhecida por Christine and the Queens. explica que esta música representa "o sentimento de se sentir fora do lugar, sem conseguir encontrar um equilíbrio ou mesmo sentir-se deprimido, contudo com imagens lúdicas, com um melodia à qual se pode dançar". Refere também que a ambivalência é deliberada "estarei a falar sobre cair? Sobre sentir a mente retorcida? É algo divertido ou perigoso? É preciso povoar a música com o próprio humor (...) É uma música fácil sobre um conteúdo difícil". Além da melodia pop e ligeira, foram as suas palavras e o seu significado  profundo me fez partilhá-la e associar ao que falámos acima. 

Quando conseguimos rir-nos de algo muito difícil por que passamos, 
vencemos mais um bocadinho: humor: 1 - angústia: 0.

Nos momentos em que nos sentimos desequilibrados, importa conseguirmos começar por dois pilares: aceitar e aligeirar, sendo que creio que um está dentro do outro. Lá porque tudo à nossa volta nos parece perfeitamente organizado, de sorriso estampado e com o futuro planeado, isso não significa que seja mesmo assim, logo, que somos os únicos a sentirmo-nos desta forma. Esta partilha tem esse objectivo, desmistificar a perfeição das vidas alheias e respeitar a sensação de inadequação da nossa. Naturalmente, que não advogo a alegria com a desgraça alheia, pelo contrário. Contudo, acreditar que todos estão melhores do que nós, tem o condão de nos pesar mais ainda no nosso mal-estar e, consequentemente, bloquear-nos nas acções a tomar. 

Assim, sugiro que respeitemos que, sem excepção, todos passamos por múltiplos humores e fases, melhores e menos bons, e que essa compreensão facilite o acto de fazer as pazes com a nossa fragilidade. É urgente que trabalhemos diariamente pela melhoria da nossa qualidade de vida, em todos os níveis. A isto complementa-se que é igualmente urgente observar com carinho e ser tolerante pelos momentos confusos por que passamos. Ao não nos sentirmos em miséria solitária e ao honrarmos as nossas necessidades, o aligeirar dessa angústia será um ponto que surgirá organicamente. Tal como a clarificação do caminho que desejarmos percorrer a partir daí. Eu diria que vale a pena o esforço, se não surtir diferença, será um bocadinho como o melhoral: não faz bem, mas também não faz mal. Se, efectivamente, a auto-exigência e a auto-crítica em demasia derem lugar a um encolher de ombros que nos confortará e desbloqueie, garantidamente sairemos desse lugar bem mais celeremente e tranquilos. 

"A vida vai torta
Jamais se endireita
O azar persegue
E esconde-se à espreita

Nunca dei um passo
Que fosse o correcto
Eu nunca fiz nada
Que batesse certo
(...)"

Circo de Feras, 
Xutos e Pontapés

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gestão das Emoções, suas competências e aspectos

Continuemos a nossa jornada pela Gestão dos nosso sentimentos! Hoje vamos conhecer, aprofundadamente, o modo de gerirmos as nossas emoções, tendo em conta os seus aspectos pessoais e sociais! Mas atenção: Ler é fácil... Difícil é por em prática o que descobrimos. Mas se pensarmos bem, o mero conhecimento da vida não nos permite vive-la, portanto sugiro: porque não experimentar o que vos parecer agradável?

Confiança em si próprio

Auto-confiança! Esta palavrinha pequena, com consequências tão grandes! Com toda a certeza, há dias em que se sentem mais seguros de vocês próprios e outros que parece que não vale a pena afirmarem-se nadinha, pois estão muito incertos que valha a pena partilharem o que quer que seja... Ainda podem conhecer aquelas pessoas, que "muito cheias delas mesmas", consideram que, independentemente de com quem estão, eles sabem mais, conhecem melhor, praticam com mais mestria! Daí que seja tão útil (e mais agradável para a sociedade!!!) termos um nível óptimo de auto-confiança! Para cuidarmos bem de nós e para respeitarmos o outro! Mais à frente iremos aprofundar a

Todo o tempo do mundo, para ti

Olá a todos! Leio, frequentemente, o mesmo através de livros, artigos e qualquer linha que caia sobre o tema de ser feliz em casal: importa passar tempo de qualidade juntos . Contudo, andamos perdidos num quotidiano que mal nos deixa tempo para inspirar fundo e cheirar as flores, relaxar em frente a um filme interessante, fazer exercício físico, convidar amigos para jantar, levar os miúdos aquela actividade tão interessante, ufa... Na realidade, como é que vamos conseguir encaixar tempo para investir um no outro, conseguir o tal "tempo de qualidade"? Mesmo que se consiga, o que é que fazemos ao certo com ele? Tem de ser um super encontro semanal? Uma escapadinha romântica mensal? Ou um gesto arrebatador a cada trimestre? E a energia... o dinheiro... a motivação para embustes amorosos que, a sermos honestos, pouco acrescentam à relação, a longo prazo... Na realidade, pode parecer que advogo contra esse mesmo tempo de qualidade contudo garanto que isso não é verdade.

Posso melhorar a opinião que tenho de mim próprio?

Ora vamos finalmente inserir informações neste espaço criado para que possamos partilhar acções e sentimentos! Começamos com autoestima, conhecermos e estimularmos a nossa só depende d e nós mas afecta a todos! Leiam, ajam, s intam e comentem! Este tema ins ere-se no Desenvolvimento Pessoal, da sondagem sobre os temas que preferem, o qual mereceu o seu primeiro voto antes de todas as outras áreas, pelo que vai estrear o nosso blog! Falemos então sobre a autoestima! A autoestima é dos melhores amigos que podemos ter quer para sermos mais felizes, quer para tratarmos os outros com mais respeito! Se juntarmos o nosso auto-conhecimento e o nosso auto-respeito, deparamo-nos com a nossa autoconfiança! E se juntarmos a nossa autoconfiança à nossa autoestima, resulta no